quarta-feira, 17 de março de 2010

Planejamento entre noivo e noiva

Olá, noivinhas!

Agora que todas já sabem um pouco de mim, vamos aos primeiros passos para um casamento. A primeira coisa a ser feita é chamar o noivo para uma conversa sobre o que realmente se quer fazer para comemorar o casamento de vocês e a partir daí vocês devem planejar bem pra que tudo ocorra da melhor forma possível.

Tudo vai depender da verba que vocês tenham pra disponibilizar pro casamento. E quando eu falo em verba para disponibilizar se trata daquela graninha que “sobra” do salário de vocês e que pode ser encaminhada para o casamento, seja para fazer uma festa com tudo o que se tem direito, montar a casa do jeito que bem quer e chamar a turma pra lá pra fazer uma baguncinha, ou uma viagem maravilhosa.

O que importa é que a comemoração caiba no orçamento e que seja a cara de vocês. Eu e meu noivo, particularmente, optamos por fazer uma festa. Daqui pra lá a gente vê se rola uma viagem de lua de mel, porque por enquanto não vai rolar. Kkkkkk. Festa é a nossa cara, a gente gosta de estar sempre perto de pessoas queridas, então não poderia ser diferente. Ah! Depois da decisão vale também angariar ajudar dos pais. Só não vale empenhar o que tem e o que não tem pra pagar as contas do casamento, até porquê depois disso você ainda vai ter uma casa pra cuidar, equipar etc. Combinado? =D

O que eu fiz pra me planejar (e tá dando certo):

- Listei tudo o que seria necessário contratar ou comprar pro meu evento;

- Para cada coisa eu coloquei uma estimativa de preço ao lado, com base nos orçamentos que eu ia recebendo dos milhares de profissionais de cada item que eu contatei, ou que eu vi que eu e meu noivo teríamos que comprar. Importante: é sempre bom colocar uns reais a mais em cada preço, pois sempre acaba mais caro. Kkkkk. Por exemplo: se você queria colocar R$800,00 pra pagar uma cerimonialista, coloque R$1.000, é mais seguro. Se conseguir fechar por 800 é lucro!;

- Depois coloque ao lado dos preços o que você vai pagar, o que seu noivo vai pagar, os que vocês vão dividir o custo, o que seus pais vão pagar e os pais dele também. Claro, que isso depois de conversar com eles com bastante sinceridade e respeitando as possibilidades de cada um;

- Em seguida veja quantos meses você tem antes que o seu casamento aconteça, pois a grande maioria dos profissionais parcelam o serviço até a data do casório. Portanto, monte uma tabela com o que cada pessoa vai pagar, coloque o valor ao lado, a forma de pagamento do profissional. Em outra tabela separe por mês, coloque ao lado quais os itens a ser pagos naquele mês, e por fim some o valor total que você vai desembolsar naquele determinado mês. Veja:


Entendido?

Pois então, noivinhas, mãos à obra! Comecem a se planejar!

Ah! É importante ir acompanhando de 3 em 3 meses pra ver se a sistemática está funcionando, pra acrescentar ou retirar algo sempre que necessário.
Beijos!

=*

1 comentário:

  1. Tô orgulhosa de você, amiga linda!
    Valeu pelos super conselhos, muito úteis!!! Beijooo

    ResponderEliminar