terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que é necessário (e o que é plus!) para um casamento

A partir de uma sugestão da querida leitora Sara, venho aqui hoje pra falar pra vocês sobre o que é realmente necessário para uma festa de casamento e em um segundo momento venho dizer o que é plus (a mais). Contudo, a diferença é simples, pois basta você pensar no que não pode faltar para estruturar uma festa corretamente e o que pode ser dispensável, dependendo do seu orçamento. Primeiramente, vamos ao que é necessário:

• Cerimonialista – será útil para lhe ajudar nos preparativos e deixá-la menos preocupada com tudo, pois você tem mesmo é que curtir. Por mais que você goste de organizar evento (como eu), você vai precisar de alguém com experiência para lhe orientar e ser a sua representante maior no dia do casamento, principalmente. Procure profissionais com boas referências e que você tenha um bom entrosamento logo no primeiro contato. Você se dar bem com o seu cerimonialista é imprescindível!

• Escolha do local - Pode já ser um buffet ou então uma casa, restaurante, praia ou qualquer outro lugar que seja a cara dos noivos e não dificulte muito a chegada dos convidados e o serviço de buffet, pois os convidados presentes não podem estar mal servidos.

• Buffet - Me refiro a buffet em relação a qualidade de comida, bebidas não alcoólicas, doces e serviço de garçom, principalmente. Peça degustações onde você for visitar, pois você tem que gostar e escolher um cardápio pensando no seu tipo de público convidado. O gerente do buffet deve lhe dar algumas orientações e seu cerimonial também pode lhe dar boas dicas. Apresente o seu orçamento e veja as opções que se adequem a ele. Procure buffets bem conceituados e colha opiniões com pessoas conhecidas que conhecem o serviço.

• Decoração: Fundamental, porém seu orçamento é que vai dizer se a decoração do seu evento será simples ou bem elaborada, com muita ou pouca flor, com flores mais nobres ou apenas as mais usuais. Hoje há muitas opções de materiais decorativos para aluguel, portanto tome cuidado com tanta oferta e lembre-se que menos é mais em muitas ocasiões! O importante é você contratar um decorador que você se sinta seguro quanto ao trabalho e que cobre o que você considera justo. Lembro que o decorador também geralmente cria o seu buquet, assim como o das daminhas e as lapelas.

• Iluminação: Se o seu casamento acontecer de manhã, este item não é tanto pra você, pode pular! Mas se você casará no final da tarde ou à noite, uma dica: capriche na iluminação da sua festa! Se você quiser poupar um pouco na decoração e investir mais na iluminação, fique à vontade! Mas claro, não exceda seu orçamento. A iluminação é o que vai dar o tom mágico do seu evento e que vai tornar mais aconchegante o seu local escolhido. Procure profissionais reconhecidos no ramo e capriche!

• Bolo - Vamos combinar que casamento tem que ter um bolo liiiindo, ok? hahaha. Não precisa ser enorme, não precisa ser extremamente caro e não precisa ser muito cheio de pompas, mas o bolo não pode faltar! É fato! O momento é de comemoração, então um bom bolo sempre vai bem. Também não precisa ser partido no dia do casamento caso você não queira, mas tem que ter! Procure um bom profissional que trabalhe com isso, escolha um modelo e contrate! Já dei aqui no blogue algumas dicas de empresas e profissionais em Fortaleza.

• Vestido de noiva - Ahhh, esse é que não pode faltar mesmo! A dica que eu dou é que você busque modelos que lhe agradem na internet ou vá diretamente a uma costureira ou maison que você goste. Você terá a opção de mandar fazer um pra você ficar pra sempre, poderá fazer um primeiro aluguel ou então alugar um já pronto que lhe caia bem. Como tudo, o seu vestido será conforme o seu bolso permitir. Indico ainda que você não vá a muitos locais, pois isso pode lhe confundir bastante. Eu fiz isso, visitei quase todas as maisons de Fortaleza e não foi tão positivo. Só foi legal por que conheci bastante gente boa e pude trazer opiniões aqui pra vocês. Só!

• Convite: Indico também que você procure modelos que lhe agradem na Internet ou baseado em algum convite que você tenha recebido. O seu cerimonial pode lhe dar algumas dicas, principalmente sobre as quantidades necessárias em relação à sua lista de convidados etc. Certamente sua cidade terá bons profissionais nesse ramo e que trabalhe com uma boa variedade de papéis e modelos. Sendo assim, boa sorte na escolha! Só não procure tanto e tome cuidado pra não perder o tempo certo de envio aos seus convidados.

• Fotografia: Mais um item que não pode faltar! Foto é recordação pura e, assim como a filmagem, é o que realmente vai lhe fazer suspirar ao pensar no seu casamento após algum tempo de acontecido. Imagina só você toda orgulhosa ao mostrar o seu álbum de casamento aos seus amigos e familiares, filhos etc. Procure um profissional que você admire o trabalho. Atualmente há dois estilos de fotógrafo para casamentos. Um deles é o que realiza mais fotos tradicionais, posadas e o outro faz mais fotos espontâneas, mais no estilo de fotojornalismo. Depois de definido o seu estilo, peça ao seu cerimonial uma indicação de profissional, de acordo com seu orçamento. Em Fortaleza tem muita gente boa em ambos os estilos. Já dei algumas dicas aqui no blogue.

• Filmagem: O mesmo dito sobre fotografia.

• Cabelo e Maquiagem: Vai ter que sustentar impecavelmente durante todo o evento, então escolha um profissional de você confie e tenha experiência em trabalhar com noivas, pois elas são totalmente especiais. Não basta saber maquiar ou pentear, tem que saber cuidar de noiva! Você não precisa necessariamente fazer um dia de noiva em um salão, mas tem que ter uma boa assessoria nestes dois itens (cabelo e make up).

• Música: Não importa se será uma banda, um DJ, um samba ou um trio acústico, o importante é que tenha a cara do evento, dos noivos e embale os convidados. Por ser um item geralmente caro, escolha bem, com antecedência e feche seu contrato com quem você mais sentir confiança. Importante: de forma alguma deixe que sua cerimonialista defina isso e respeite o gosto musical do seu noivo também.

Sobre necessário, é isso. O restante é plus. Aguarde, pois em breve venho falar sobre O QUE É PLUS! Mas você já pode tirar suas conclusões. hihihi.

Até mais!

1 comentário:

  1. Que, parabéns pelo blog!!! Muito bacana! To repassando pra duas amigas minhas que casam esse ano. Muito bom! beijos

    ResponderEliminar