terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Iluminação e estrutura: como e o que contratar pro casamento???


Quase todos os dias vejo noivas com uma séeerie de dúvidas sobre esses itens importantíssimos para contratação durante a organização do casamento e aqui estou, atendendo a pedidos, escrevendo para tentar lhes esclarecer sobre Iluminação e Estrutura, esses pontos que estão entre os mais caros e necessários.

Primeiramente, muita gente acha que decoração, iluminação e estrutura são a mesma coisa e que tudo isso pode ser resolvido quando se contrata um decorador. Equívoco! Antigamente era realmente assim, mas os profissionais foram se especializando em cada área dessas de atuação e hoje são independentes, embora tenham trabalhos bem complementares.


Hoje, o decorador é quem vai fazer a parte de ornamentação floral e design do evento e com base no layout que ele vai criar é que entrará o profissional ou a empresa de Iluminação para planejar e executar a montagem de tudo. O decorador vai dizer onde precisará dar destaque de luz e o "Iluminador" (digamos assim) vai lá pra fazer os efeitos e inserir os pontos de luz de forma que valorize tudo. Assim também acontece para montagem de estrutura, seja de metal, madeira, tecido etc. Deu pra entender?

Em resumo, conheça algusn itens que são da alçada de um profissional ou de uma empresa de iluminação e estrutura:
- Refletores estáticos (comuns, de led - que não esquentam, vapor metálico etc) 
- Moving Heads (robôs de luz programável e de cores mutáveis)
- Wash (ilumina todo o salão ou espaço do evento)
- Suoer Strobo (dá efeito de movimento - ideal para o dancing e palco)
- Efeitos de luz
- Máquina de papel picado ou fumaça
- Palco
- Tablado de vidro (para dancing)
- Tablado de madeira
- Estruturas de ferro ou aluminio (grides e outros)
- Carpete
- Malhas
- Toldos (cobertas)
- Altar
- Som
- Gerador (não são todos os profissionais e empresas que possuem para locação)
- etc


Uma dica muito importante pra você economizar nesses itens é exatamente contraar primeiro o decorador pra que você alugue com o pessoal da estrutura e da iluminação somente o estritamente necessário para que  o projeto dê certo. Assim, você evita excessos com aluguéis desnecessários.

Outra dica é você coletar orçamento para mais de 3 empresas ou profissionais que trabalham com isso, pois a diferença de valor entre eles pode ser beeem significante!

Outra é que você apresente os orçamentos para a sua cerimonialista, pois ela pode ajudá-la a cortar ainda alguns excessos (desde que realmente sejam excessos, pois iluminação é TUDO para uma ambientação de uma festa, então não adianta querer economizar demais).

Por fim, até duas semanas antes do evento exija a realização de uma reunião final para definição do layout da festa unindo decorador, "iluminador" e cerimonialista para que o seu evento seja bem formatado.

Agora, só tenho que lhe desejar boa sorte na sua contratação! Aqui em Fortaleza e em todo o país temos excelentes profissionais e empresas do ramo!

O post acabou ficando grande, mas espero que tenham gostado e que as informações tenha sido úteis!

Beijooos!



2 comentários:

  1. Matéria perfeita! Assim as noivinhas não ficarão tão perdidas...rsrsrs
    Raquel como sempre uma super profissional!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Oi Tici, as dúvidas das noivas são muitas. A minha maior satisfação é poder ajudar! Bjs!

    ResponderEliminar