terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio - Casamentos na tradição indígena


Hoje, 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio e o Prontas pra Casar preparou uma postagem especial sobre curiosidades dos casamentos deste povo que é especialista em rituais.

Vale lembrar que cada grupo indígena, Jê, Tupi e Guarani se subdividiam em tribos e alguns dos costumes abaixo variavam. A grande parte das tribos de índios no período seiscentista do Brasil, casavam-se entre os primos (filhos da irmã). Além disso, era costume também o genro vir morar com o sogro, agregando-se ainda mais o poder familiar, pois dentro de uma economia de subsistência o maior número de pessoas juntas para produzir tornava-se muito valioso.

Os índios podiam casar com uma ou várias mulheres, mas cada uma dispunha de seu próprio fogareiro dentro da oca, cozinhando sua própria alimentação, bem como cada mulher tinha sua plantação. Entre grande parte das tribos a esposa mais velha era a principal e detinha poderes sobre as demais e os filhos das outras.

A esposa com quem o índio dormia na rede deveria prover a ele seu alimento do dia seguinte, podendo ele mudar naturalmente de mulher no decorrer dos dias, sem problema algum. A idade média para um homem casar era de vinte e cinco anos, estando sempre obediente ao poder absoluto do pai e após casado deveria obedecer ao sogro. Era costume também dos homens se casarem virgens, sendo que as mulheres não tinham esta obrigação e podiam se casar aos quatorze anos em média. Os casamentos eram acertados pelos pais quando os filhos ainda eram pequenos.

O casamento entre tio e sobrinha somente era possível quando esta era filha da irmã, sendo filha do irmão era considerado incesto, sendo que em algumas tribos isso se dava de forma inversa. Muitas tribos tinham em seu entendimento que a mulher apenas emprestava o corpo para fecundação da semente masculina. Alguns costumes podem nos parecer certo e outros errados, no entanto, não cabe à nossa sociedade julgar com os olhos da chamada civilização este povo que tão bem viveu nas terras brasileiras antes de serem expulsos, dominados, escravizados, explorados e destruídos pelo homem branco.

Feliz Dia do Índio!

Beijos

1 comentário:

  1. quando casar .irei mim espelhar no casamento indigena . pq eu amei.bbbbbbbbbbbjjjjjuuuuuu.

    ResponderEliminar