segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Atenção quem vai casar na igreja católica!

Passei por um tormento na semana do meu casamento católico e venho aqui dividir mais essa experiência com vocês, também para alertá-las sobre a importância de dar entrada com antecedência nos chamados "banhos" dos proclamas, que é o período de elaboração e aprovação do documento de registro do casamento católico na igreja. Isso geralmente pode durar mais de um mês.

Na segunda-feira antes do meu casamento, o meu noivo ligou pra igreja que casei lá confirmando a documentação que era necessário levarmos. Só nesse momento ficamos sabendo que precisávamos levar os proclamas da igreja, nossos batistérios, comprovante do Curso de Noivos, documentos de identificação (cópia de CPF, Identidade e comprovante de endereço). Desinformados, nós não demos entrada nos proclamas antes e nessa mesma segunda-feira quase ficamos loucos pra tentar unir tudo isso e levar para a paróquia. Eu casei na São José, mas tivemos que dar entrada nessa documentação na Paróquia da Paz que, segundo a Arquidiocese, é a mais próxima da nossa residência e estamos ligados a ela. Graças a Deus acabou danto tudo certo, graças a Deus.
Por favor, não deixem isso acontecer com vocês! Se forem casar na igreja, unam toda essa documentação que citei e levem à igreja com, no mínimo, 2 meses de antecedência para uma maior segurança de que tudo dê certo. O que aconteceu comigo foi falta de informação e eu corri sérios riscos de não casar no dia programado. Imaginem só!... Não desejo que isso aconteça com ninguém! Por favor, fiquem atentas a isso e façam tudo com bastante antecedência.

Combinado?

Então até mais!

Beijos

4 comentários:

  1. Raquel, a mesma coisa está acontecendo comigo! Meu casamento é daqui a 1 mês e eu esqueci de dar entrada nos banhos dos proclamas. E agora?? Em quanto tempo você conseguiu reunir isso? Há algum procedimento de emergência? O restante da documentação ja tenho tudo, falta só entregar o batistério na igreja e ter a entrevista com o padra. Estou com medo!

    ResponderEliminar
  2. gente eu to na mesma, que negocio é esse de banho de proclamas?

    ResponderEliminar
  3. Gisele, é um procedimento da igreja católica para saber se você ou seu noivo estão impedidos de casar por algum motivo. Um aviso fica fixado no mural da igreja mais próxima da sua residência e na igreja mais próxima do seu noivo durante 3 domingos. Se nenhuma pessoa aparecer dizendo que tem algum motivo para vocês não casarem, a documentação é liberada e vocês levam para a igreja onde vão se casar. Graças a Deus eu consegui entregar a tempo e na semana do meu casamento os proclamas estão disponíveis para eu levar para igreja. Não deixe para última hora, reúna a documentação necessária e dê entrada logo nos proclamas.

    ResponderEliminar
  4. Meninas esta acontecendo comigo. Não fui informada disso e faltando 1 mês estou desesperada. Fiquei sabendo ontrm na igreja que vou casar. Me caso 29/04. A igreja mais próxima de casa disse que vai tentar correr com isso, mas estamos desesperados. Poça eu marquei ha 1 ano, pq a igreja não me disse isso...

    ResponderEliminar